
"Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração" (Mt 11.29).
A voz mais sagrada e poderosa que jamais existiu descreveu a si mesmo como "manso e humilde de coração".
Por que iniciar uma mensagem sobre santidade com uma citação sobre humildade? Simplesmente porque a santidade é produto da graça, e Deus dá graça somente aos humildes.
É vital entendermos que Jesus não condenou os pecadores; ele condenou os hipócritas. O hipócrita é uma pessoa que perdoa o seu próprio pecado, ao mesmo tempo em que condena os pecados dos outros. Ele não é meramente "duas-caras", pois nem mesmo o melhor de nós pode se policiar a todo o instante. O hipócrita, entretanto, é alguém que se recusa a admitir que às vezes ele é falso, fingindo assim uma retidão que não consegue viver.
Na verdade, o hipócrita não enxerga sua hipocrisia, uma vez que não percebe falhas em si mesmo. Ele raramente lida de fato com a corrupção em seu interior. Uma vez que não busca misericórdia, não tem misericórdia; e, estando continuamente sob o juízo de Deus, juízo é tudo o que ele tem a oferecer.
Não podemos permanecer hipócritas e, ao mesmo tempo, alcançar a santidade. Logo, o primeiro passo que damos com sinceridade em direção à santificação é admitir que não somos tão santos como gostaríamos de aparentar. Este primeiro passo se chama humildade.
Em nosso desejo de conhecer a Deus, devemos compreender algo sobre o Todo-Poderoso: ele se opõe ao orgulhoso, mas sua graça é derramada sobre o humilde. A humildade traz graça sobre nossas necessidades e somente a graça pode mudar nosso coração. Desse modo, a humildade é a infra-estrutura da transformação. E a essência de todas as virtudes.
Irmãos, como Jesus, devemos nos alegrar quando nos tornamos "humildes de coração', assim como seus discípulos eram humildes por escolha.
SÚ E ALÊ SANTANA
1 comment
Abençoado seja sua vida... ser humilde é ser santo. é ser como jesus... visite meu blog passa á e comenta. Deus te abençoe.
8 de setembro de 2009 às 20:38Postar um comentário