
O povo de Israel tinha vivido treze gerações no Egito. Deus os tirou de lá e fez com que eles fossem livres da escravidão egípcia. Eles atravessaram o Mar Vermelho a pés enxutos e viram a Faraó e o seu exército perecerem no mar. Eles tinham contemplado a grandeza de Deus! Viram como milagrosamente foram libertos! Porém, eles enfrentariam algo até chegarem a Canaã (a terra que mana leite e mel). Eles enfrentariam o deserto. Até se fixarem em Canaã, eles teriam uma longa e dura viagem pela frente. Não seria fácil caminhar num local difícil como aquele. O povo de Israel não conseguia ver isso. Eles murmuravam! E mesmo murmurando, mesmo se preocupando, mesmo com grandes queixas, Deus mandava do céu o que eles pediam: “Queremos carne!” Deus mandava carne. “Queremos pão! Deus mandava pão. Quanto amor do Pai! E muitas vezes, nós que estamos no deserto, não conseguimos ver o cuidado do Senhor Jesus para com as nossas vidas.
Talvez você esteja também caminhando em um deserto. São períodos de solidão, de silêncio. Parece que seus sonhos não mais vão se realizar; parece que tudo que Deus lhe prometeu não se cumprirá. Você também não consegue entender o que está acontecendo! Tudo está contrário ao que você pensou que iria acontecer. Moisés e o povo de Israel viram os egípcios serem assolados com 10 pragas e nada lhes causar dano. Eles viram como o Senhor os tinha livrado das águas, fazendo o mar se abrir. Eles jamais iriam imaginar que essa viagem até a terra prometida seria tão longa.
A caminhada não é fácil no deserto. Mas eu tenho aprendido que não vai adiantar nada murmurar e nem se preocupar. Se Deus cuidou do povo no deserto, ele também cuidará de nós. Seu deserto se transformará em Canaã. Você entrara lá! Creia nisso, pois aquele que promete é fiel para cumprir.
SÚ E ALÊ SANTANA