DÍZIMO, PROVAI-ME NISTO!

quinta-feira, 23 de julho de 2009


Quando o assunto é dinheiro muitos cristãos resistem. Não querem falar no assunto. A Bíblia, porém, fala muito em dinheiro e o uso dele é um termômetro da vida espiritual de um cristão e de uma igreja. Deus tem uma promessa na área do dízimo: Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. (Ml 3.10).

1. “TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS

”Temos uma ordem: "Trazei". É para todos os servos do Senhor trazerem todo o dízimo. Ninguém fica de fora nem mesmo o mais pobre. Dizimar não é uma opção, mas um mandamento de Deus. Ele, porém, ama a quem dá com alegria. A doutrina do dízimo é ensinada em toda Bíblia (Gn 14.18-24; Lv 27.30-34; Nm 18.21-26; Dt 12.6, 14.28; Mt 23.23; Lc 11.42 e 18.12; Hb 7.1-10). Ele foi praticado antes da Lei, no período da Lei e após a Lei. No Novo Testamento a palavra dízimo aparece nove vezes, relacionada a duas situações:Primeiro, o Dízimo como um dever espiritual (Lc 18.12 e Mt 23.23)

2. “À CASA DO TESOURO”

O dízimo deve ser entregue a Deus no local por Ele estabelecido. Mas buscareis o lugar que o SENHOR, vosso Deus, escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome e sua habitação; e para lá ireis. A esse lugar fareis chegar os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e as ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas. (Dt 12.5-6). A ordem é para trazer "os dízimos" à casa do tesouro, que é a casa de Deus. Ninguém tem direito de dispor do dízimo. Ele é de Deus e deve ser entregue à igreja de Deus. A desculpa: "Eu mesmo administro o meu dízimo, ajudando aos pobres ou sustentando um missionário", não tem base bíblica. Primeiro, não existe na Bíblia a figura do "meu dízimo", pois o dízimo será santo ao Senhor. (Lv 27.32). O dízimo é do Senhor. Não temos o direito nem de retê-lo nem de administrá-lo. A ordem bíblica é: TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS A CASA DO TESOURO... (Ml 3.10). A "casa do tesouro" é a Igreja que congregamos e o local onde oferecemos cultos a Deus.

3. “PARA QUE HAJA MANTIMENTO NA MINHA CASA”

O objetivo primeiro para a entrega dos dízimos é o sustento da casa de Deus: para que haja mantimento na minha casa. Para que a igreja realize a sua obra ela precisa dos dízimos de todos os seus membros. A prioridade na administração dos dízimos é o sustento dos obreiros e a manutenção do culto (Ne 12.44-47; 2Cr 31.2-21). Para construções e projetos sociais devemos realizar campanhas específicas (1Cr 29 e 2Co 8 e 9).

4. “E PROVAI-ME NISTO, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS”

Provai-me nisto é o desafio de Deus para o seu povo. Normalmente é Deus quem prova os homens (Sl 11.5; 26.2; 66.10; Pv 17.3; Jr 11.20; 17.10). Aqui, abre-se a oportunidade do crente provar ou testar Deus. Será que os mandamentos de Deus funcionam mesmo? Muitos irmãos têm experimentado na sua relação de fé com Jesus, a benção de ser um dizimista fiel. E precisamos entender que dízimo é ato de fé, e sem fé é impossível agradar a Deus. Contudo, muitos são infiéis a Deus gerando prejuízos espirituais para si para o desenvolvimento da Igreja. Primeiro, precisamos entender que dízimo não é sobra, mas primícias. (Pv 3.9-10). Deus não se agrada de sobras. Quanto maior falta nos fizer o que dedicarmos ao Senhor, tanto mais será valioso para ele (Mc 12.41-44). Segundo, se não formos fiéis ao Senhor jamais experimentaremos a benção do acréscimo (Mt 6.33). Nunca sobrará nada de nosso salário. Cumprir-se-á em nossa vida o que está previsto pelo profeta Ageu: Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para farta-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. (Ag 2.6).

SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DO CÉU E NÃO DERRAMAR SOBRE VÓS BENÇÃO SEM MEDIDA.

As “janelas do céu” são “as comportas dos céus” (Gn 7.11), um expressão poética para liberação abundante e irrestrita de benção. Deus nunca falhou em suas promessas. Faça uma experiência com Deus em relação ao dízimo, e verá a realidade das suas promessas em sua vida. Lembre-se sempre da doutrina da mordomia. O homem pertence a Deus por direito de criação, (Gn. 1:27; 2:7), por direito de preservação(At. 14:15-17; Cl. 1:17) e por direito de redenção (1 Cor. 6:19-20; Ap. 5:9). Tudo que somos e temos pertencem a Deus.

Fiquem na paz! SÚ E ALÊ SANTANA

4 comentários

Deus é Fiel disse...

Só um detalhezinho muito importante que passou desapercebido.

Dízimo, quando em sua vigência no Antigo Testamento nunca foi DINHEIRO apesar de este já existir muito antes de o dízimo começar a ser praticado.

E, falando em mandamento, o primeiro servo de Deus a dar dízimo (Abraão) não o fez por mandamento, mas por voluntariedade e não deu dizimo das riquezas que ele já tinha, mas dos despojos de guerra, onde ele matou 5 reis, espoliando suas riquezas, das quais deu 10% (dízimo) a Melquisedeque e os 90% restantes que obviamente deveriam ficar com ele, os entregou TUDO ao rei de Sodoma, preferindo não ficar com nada.

Após esse episódio, Deus aparece a Abraão, renova a promessa e faz um pacto com ele, dando-lhe agora um mandamento que deveria ser seguido por ele e sua descendência em todas as geraçãos. Esse MANDAMENTO era a CIRCUNCISÃO.

O Novo Testamento faz referencias ao dízimo de forma negativa, onde Jesus enfatizou aos dizimistas daquele tempo que deveriam priorizar a JUSTIÇA, A MISERICÓRIDA e a FÉ, pondo o dízimo como causa secundária.

Para a igreja não há mandamentos de praticar o dizimo, seja porque causa for, mas o de amar a Deus e ao próximo como a sí mesmo, tal qual a igreja primitiva fez, como lemos sua história em Atos. Alí todos os cresntes em Jesus compartilhavam o que tinham para que ninguém tivesse falta de nada. Eles realmente cumpriam a JUSTIÇA, A MISERICÓRDIA e a FÉ, conforme ensinou Jesus.

Precisamos saber separar os mandamentos que Deus deu a Israel e o que Ele ensinou à igreja, para não fazermos uso de dois pesos e duas medidas.

16 de agosto de 2012 às 14:04
apngt disse...

olá também Jacó deu o dizimo Gen:28.ves;22.
que diz E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de DEUS;e de tudo quanto me deres,certamente te darei o dizimo.

26 de janeiro de 2013 às 14:26
Anônimo disse...

o dizimo eh uma obrigação do servo para com DEUS, não adianta praticar soh JUSTIÇA MISERICÓRDIA E FE sem ser fiel a DEUS, JESUS fala isso:

Lucas 11: 42. Mas ai de vós, fariseus, porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. DEVEIS PRATICAR ESSAS COISAS SEM DEIXAR AQUELAS.

ou seja não basta fazer soh isso ou aquilo pq DEUS não aceita dividir vc assim como vc nunca aceitaria dividir sua mulher ou seu marido

21 de agosto de 2015 às 02:08
Unknown disse...

O DIZIMO é um ato de amor e gratidão a DEUS pelas bênçãos q ele nos da. Exemplo disdo é abrao q deu o seu dizimo sendo q nem ainda tinha mandamentos pra entregar o DIZIMO. Curiosidade pra quem não sabe quando abrao entrega o DIZIMO ao sacerdote Melquizedequi o sacerdote entrega a abrao o PÃO E O VINHO. E então abrao se torna o possuidor dos CÉUS E DA TERRA. e por que. Porque ele recebeu o PÃO E O VINHO e quem é o PÃO E O VINHO ?. O próprio JESUS CRISTO q hoje nos tomamos vinho q é o seu sangue e comemos o pão que a sua carne. Resume quem é dizimista fiel tem o pão e o vinho na casa dele . ou seja tem O DEUS da providência JESUS CRISTO DE NAZARÉ o q multiplicou os pães e peixe pra multidão ok. Abraço a todos fiquem na graça e paz de CRISTO JESUS. Pr. Ediva silva

22 de dezembro de 2016 às 01:37

Postar um comentário

SÓ DEUS FAZ...

DEUS faz. Mas você pode colaborar...
Só DEUS pode criar Mas você pode valorizar o que ele criou.
Só DEUS pode dar a vida Mas você pode transmiti-la e respeita-la.
Só DEUS pode dar a fé. Mas você pode dar o seu testemunho.
Só DEUS pode dar a paz. Mas você pode semear a união.
Só DEUS pode dar a força Mas você pode apoiar quem desanimou.
Só DEUS pode infundir esperança. Mas você pode restituir a confiança ao irmão.
Só DEUS pode dar o amor. Mas você pode ensinar o seu irmão a amar.
Só DEUS pode dar alegria. Mas você pode sorrir a todos.
Só DEUS é o caminho. Mas você pode indica-lo aos outros.
SÓ DEUS é a luz. Mas você pode fazê-la brilhar no mundo.
Só DEUS é a vida. Mas você pode dar aos outros a alegria de viver.
Só DEUS pode fazer o impossível. Mas você poderá sempre fazer o que for possível.
Só DEUS pode fazer milagres. Mas você pode fazer sacrifício.
SÓ DEUS pode fazer a semente do bem germinar. Mas você pode plantá-la no coração humano.
Só DEUS se basta a si mesmo. Mas ...ELE preferiu contar com você.
;
Related Posts with Thumbnails

Seguidores - Seja seguidor do blog de Deus -